Olá pessoal, vou dar o depoimento do meu contato com a leitura, o quanto foi difícil para mim, mas jamais desisti!
Fui criada por uma mãe que só tinha o antigo primário, porém eu e minhas outras duas irmãs tivemos o privilégio de ter nela uma contadora de histórias, ela narrava com muita destreza suas experiências que vivenciou e para nós era tudo muito engraçado e divertido, imaginávamos as personagens das histórias e minha mãe era sempre a heroína, porem chegando o tempo de ir para a escola minha mãe percebeu que eu tinha muita dificuldade para ser alfabetizada, logo ela passou a tomar a cartilha Caminho Suave,(método para alfabetizar da época). Os professores me deixaram lembranças nada agradáveis pois eram muito duros e tinham pouca paciência com alunos que como eu tinha um tempo que não era o deles, mas não desisti e com muita dificuldade alfabetizei e logo sai lendo tudo que encontrava pela frente!
Minha mãe foi responsável pelo interesse que tenho até hoje por jornal, é jornal, ela comprava-o todo final de semana ora para procurar emprego, ora para apenas "saber o que acontecia no mundo",essa era a fala dela.Ela lia as manchetes e todas as notícias que ela julgava interessante em voz alta e eu sempre por perto acabava sabendo o que se passava no mundo através dela, então logo peguei gosto pela leitura, pois sabia que era assim que se adquiria alguns saberes, políticos e sociais. Até hoje gosto muito de ler jornal , aliás acho o veículo de comunicação mais completo que conheço. Mas vim ler meu primeiro livro aos 10 anos de idade, pedido pela escola, foi "O meu pé de laranja lima", adorei não largava o livro , todo lugar que eu ia levava o livro , mexeu comigo emocionalmente, chorei com a história, o autor conseguiu me tocar profundamente. Claro que vieram outros livros e até hoje adoro ler, leio até bula de remédio, ler para mim é um vício. Ah! qual não foi minha alegria a alguns meses atrás lançaram o filme "O meu pé de laranja lima" nossa...não quis acreditar afinal são uns 40 anos que se passaram, para mim foi um presente que ganhei para poder voltar a ter aquelas mesmas sensações, claro que hoje tudo bem diferente, mas me tocou de novo.
Outra surpresa que a vida me deu foi voltar a lecionar no bairro onde passei toda a minha infância, retornar como professora e lecionar para alunos que como eu tem tudo para mudarem suas histórias, escreve-las e escolherem o melhor final para elas!! ;)
Autora: Vera Lúcia Rosa Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário